A atual administração da Prefeitura de Passo Fundo já gastou R$ 2,8 bilhões nos últimos quatro anos (no período de 1 de janeiro de 2021 até 31 de julho de 2024) e deverá atingir a marca de R$ 3,3 bilhões até o final do ano.

A marca simbólica vem da soma de todos os empenhos marcados como PAGOS no Portal da Transparência, disponíveis na madrugada do dia 1 de agosto, exportados para planilhas. Nós baixamos e organizamos estes dados e vamos disponibilizar no link que se encontra no final deste artigo.

Acessar o Portal da Transparência não é tarefa fácil. Quando é solicitada ao portal a geração de relatórios de um período muito grande (meses), o sistema trava depois de vários minutos carregando. Isso exige que o usuário se obrigue e baixar períodos mensais e depois juntar as tabelas manualmente. Para os quase quatro anos, foram várias horas de solicitações durante a madrugada.

 

 

Existem diversas maneiras para o cidadão tentar “entender” os gastos da Prefeitura pela Transparência (Licitações, Contratos, Diárias) mas a opção de listagem dos empenhos é a mais simples como ponto de partida para investigações mais sérias.

Ao todo, cerca de 129 mil pagamentos foram detectados.

 

Clique aqui para baixar a versão em planilha.

Clique aqui para baixar a versão em PDF.